NEWS AND PUBLICATIONS

Daniel Law slashes IT infrastructure costs by 40% with cloud computing

by | Sep 8, 2021 | Articles, Digital, Technology

Com uma história de 60 anos oferecendo serviços jurídicos especializados em propriedade intelectual, a empresa abraçou a transformação tecnológica e agora move todos os procedimentos de negócios para a nuvem

Agilidade nos procedimentos, segurança, confiabilidade e agilidade nas respostas são características cruciais para o sucesso de um escritório de advocacia, principalmente no nicho de mercado de propriedade intelectual. Daniel Law, fundado em 1959, é uma das maiores empresas de propriedade intelectual listadas em classificações globais como The Legal 500 e IP Stars e tem uma longa história de adoção de tecnologia para garantir a satisfação de seus clientes. Com sistemas, procedimentos de negócios e banco de dados histórico registrado na nuvem desde dezembro de 2018, a empresa comemora os benefícios da solução trazida pela Amazon Web Services (AWS).

“Em comparação com nossas iniciativas de inovação no passado, usando BPM e EDM, que apresentavam um certo grau de complexidade, a mudança para a AWS foi incrivelmente rápida e simples e não teve impacto em nossas operações diárias. Recomendo a todos ”, afirma Alicia Daniel-Shores, CEO da empresa.

Uma das operações mais importantes do nosso negócio é o processamento da Revista Brasileira de Propriedade Intelectual (RPI) emitida semanalmente pelo INPI. O RPI traz publicação oficial de despachos e decisões referentes a processos de patentes, marcas e desenhos industriais. No início, até mesmo nosso sócio fundador, Percy Daniel, ajudava verificando datas e prazos manualmente, tarefa a ser realizada com agilidade para garantir a concessão de importantes marcas e patentes. “São milhões de pedidos e se não seguirmos de perto o pagamento das cobranças oficiais, o registro e os direitos podem ser perdidos”, ressalta Alicia.

Na estrutura de TI existente antes da migração para a nuvem, um único servidor realizava um procedimento que levava quase um dia inteiro. Com o auxílio da AWS e sua estrutura elástica EC2, o mesmo procedimento é finalizado em poucas horas, trazendo dinamismo a todas as áreas de negócio.

Velocidade, segurança e redução de custos

Outro grande benefício trazido aos negócios por meio da adoção da nuvem AWS foi a maior velocidade de nosso sistema integrado de gerenciamento de escritório. O sistema ERP anteriormente utilizado, o sistema Protheus da TOTVS, funcionava in loco em um dos dois data centers que, até recentemente, eram mantidos pela empresa. Inicialmente, o sistema foi levado primeiramente para a nuvem AWS rodando na região do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, mas isso gerou latência na transmissão de dados, inviabilizando o sistema. “A solução foi simples, pois, logo no início do projeto, criamos uma rede lógica interligando nossos escritórios, sistemas e AWS; isso tornou muito fácil mover o aplicativo para uma das Zonas de Disponibilidade de São Paulo. Com isso, o desempenho do sistema de processamento é dez vezes melhor do que o desempenho no local, explica Mauro Ferraz,

O aumento da velocidade também foi observado nos trabalhos que tratam do banco de dados históricos registrados com mais de dez terabytes de dados armazenados, conforme apontado por Ferraz. Enquanto no sistema legado a carga de dados diários de BI demorava muito para ser processada, hoje o mesmo procedimento é executado em questão de minutos com o AWS Aurora. “O ambiente de TI tem apresentado melhor desempenho sem a necessidade de investimentos para otimização da infraestrutura ou problemas de migração do banco de dados, gerando ganhos de velocidade e resultados diretos nos procedimentos internos”, acrescenta Ferraz.

Outro bom motivo para adotar a nuvem AWS foi a entrega rápida de novos projetos. O novo sistema de busca de documentos internos é um exemplo. Milhões de arquivos armazenados foram processados ​​e indexados no Amazon Elasticsearch Service. Neste motor de busca, semelhante aos maiores fornecedores de buscas na Internet, é possível localizar um documento em segundos, tornando o nosso dia-a-dia de escritório muito mais rápido.

“No geral, nossa migração para AWS resultou em uma redução de 40% nos custos de TI, permitindo que minha equipe ficasse em projetos, o que antes era impossível”, finaliza Ferraz.

A migração da nuvem AWS foi realizada usando ferramentas como AWS Lambda para executar códigos sem custos com servidores, pagando apenas pelo uso, e Amazon RDS que define, opera e processa um banco de dados relacionado em apenas alguns cliques, para ajudar na replicação de dados. Antes da migração para a nuvem, cada filial tinha armazenamento restrito a uma rede local e havia um sistema de fita de backup. Na nova estrutura, o sistema de arquivamento tornou-se virtual e centralizado na nuvem com o auxílio do serviço AWS Storage Gateway. A migração para a nuvem foi importante não apenas para maior segurança, mas também para questões de conformidade, uma vez que já atende aos padrões internacionais de proteção de dados “Ao usar essa estrutura, podemos reduzir os investimentos em hardware, pois o sistema de arquivamento está estacionado no AWS S3 com espaço ilimitado e seguro dados. Se um disco ou servidor local parar de funcionar, não haverá perda. Bastaria substituir o hardware defeituoso e fazer uma nova sincronização ”, finaliza Ferraz.

A segurança dos dados também é outra vantagem importante que conquistamos com a implementação do AWS S3 Glacier, uma ferramenta de armazenamento e backup de dados de longo prazo com baixo custo de armazenamento para os documentos históricos da empresa. O AWS S3 Glacier tem 99,999999999% de resiliência e está em conformidade com os mais rigorosos requisitos de segurança de dados. Isso é importante para empresas de propriedade intelectual que lidam com dados sensíveis e confidenciais relacionados a marcas registradas, patentes e segredos comerciais. Na Daniel Law, os documentos dos clientes são armazenados com segurança pelo tempo necessário para atender aos requisitos legais e às políticas de InfoSec dos clientes.

“Nosso setor é altamente especializado e a concorrência é acirrada. O modelo tecnológico que adotamos traz uma enorme transformação para nossos negócios; vai nos permitir rever nossas ofertas, custos e trazer novos benefícios aos nossos clientes ”, finaliza a entusiasmada CEO Alicia Daniel-Shores.

Related Articles

Subscribe to our newsletter

Consent

plugins premium WordPress